telescópio, binóculos, lentes oculares, filtro lunar, Celestron, Meade, telescópio amador, telescópio profissional, binoculo astronômico,
A Melhor e Maior Loja de Astronomia do Brasil

Algumas coisas que você precisa saber antes de comprar seu primeiro telescópio

 

Desejando comprar um telescópio? Para certificar-se de que você faça a compra certa – e que você possa promover o amor pela astronomia a seus amigos e familiares,aqui vai algumas dicas que O BAZAR DA ASTRONOMIA listou:

 

1° Dica: Binóculo

Se vc não tem nenhuma experiência em observação celeste então o mais aconselhável é iniciar com um binoculo    ( 10×50)  e somente após se habituar com o céu daí sim compre um telescópio, mas se já esta decido a ir direto para um telescópio então é importante primeiramente definir alguns detalhes importantes que você verá nas dicas que se seguem…

2° Dica: Qualidade do Equipamento

Adquirir um telescópio de qualidade no Brasil não é das tarefas mais fáceis,  Cuidado com telescópios vendidos em lojas de departamentos, magazines e lojas de fotografia, e que prometem ampliações altíssimas por exemplo: 400x, 600x, 1000x etc… são brinquedos disfarçados de telescópios e possuem péssima qualidade ótica… é decepção na certa…. Ampliações dessa ordem são totalmente inviáveis para pequenos telescópios e a qualidade da imagem certamente vai decepcionar. Opte por marcas como Celestron, Meade, Skywatcher, Orion, são de boa qualidade ótica e preços acessíveis Não espere muito da maioria dos telescópios que custam menos de U$ 200,00 (+-R$ 900,00)

 

3° Dica: A marca faz bastante diferença

De preferência para telescópios de marcas conceituadas mundialmente, tais como Celestron, Skywhatcher, Meade, Orion … pois são equipamentos produzidos com materiais de qualidade,  possuem boa  otica e bom acabamento e o principal… equipamentos destas marcas tem pouca desvalorização de valor.

 

4° Dica: Compre de quem é Especialista 

Faça algumas pesquisas antes de comprar, e depois vá a uma loja respeitável ou algum revendedor online especializado em telescópios ou produtos relacionados.

 

5° Dica: Defina qual o seu objetivo principal

É importante definir qual sera seu foco principal durante suas observações, se for observar sistema solar (lua e planetas) então de preferencia a telescópio com alta razão focal (F) opte por telescópios com razão focal de F10 para cima… se for observar seu profundo ( nebulosas, conglomerados etc) então de preferencia por distancia focal baixas… F6…F5…

Mas também existe os telescópios que se encaixam razoavelmente bem em ambos tipos de observação, são os telescópios com F intermediários… F7, F8 e F9.

 

6° Dica: Escolha do tipo de montagem

É importante escolher o tipo de  montagem adequada a suas pretensões: Se pretende somente fazer  observação, uma montagem azimutal é suficiente e bem pratica. Caso pretenda futuramente fazer astrofotografia então poderia já iniciar com  uma montagem equatorial para que possa ser motorizada posteriormente, mas vale comentar que uma montagem equatorial é melhor mais  tem a necessidade de fazer o  alinhamento polar…  o que é possível aprender rapidamente a fazer …

Tambem existes as montagem Dobosianas, normalmente utilizadas em telescópios refletores com aberturas superiores a 150mm.

 

7° Dica:  Escolha um tipo de telescópio.

Telescópios vêm em muitas formas diferentes. Existem três tipos gerais para escolher:

 

Refratores, que coletam a luz com lentes;

 

Refletores, que utilizam espelhos;

 

Telescópios compostos, que são os híbridos dos dois.

Refratores apresentam uma lente na frente do tubo do telescópio. Eles não necessitam de muito esforço para se manter, mas eles ficam caros a medida que o tamanho da lente se torna maior. Existem dois tipos principais de refratores: apocrômaticos acrômaticos.

 

 8°Dica: Conhecer as partes que compõe o telescópio.

 

(1) Ocular;  (2) Focalizador  (3) Montagem; (4) Tripe; (5) Tubo (OTA) (6) Diagonal, e (7) Luneta buscadora.

 

Por fim, o que observar no telescopio antes de compras:

 

1° – A ocular mostra uma imagem nítida de ponta a ponta?

2° – Focalizador é suave com sensação ‘precisa’?

3° – Montagem  move-se sem problemas em ambos os eixos?

4° – A montagem é robusta e estável?

5°- Tubo (OTA) instabiliza-se rapidamente após ser tocado ?

6°- A ocular fica a uma altura confortável para visualização enquanto você está sentado?

7°- Uma luneta buscadora é fácil de ajustar e de observar?

 

Esperamos ter auxiliado na sua escolha, mas se ainda tiver alguma duvida nossa equipe esta sa sua disposição para esclarecer qualquer duvida e auxiliar em sua escolha.


TOPO